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quinta-feira, 25 de junho de 2009

Secreto e Público

Dias atrás Jornal Nacional apresentou uma série de reportagens sobre obras sociais de igrejas evangélicas presentes no Brasil. A surpresa foi grande, muitos afirmando que havia interesse por trás. Em todo o caso, lá estavam as notícias internas de igrejas no horário mais nobre da televisão brasileira. Algo estranho quando geralmente assunto de igreja é manchete só em casos de escândalos. Mas isto não acontece só com instituições religiosas. Em qualquer seguimento são os fatos ruins que chamam a atenção. Na minha igreja, por exemplo, a identificação "luterana" hoje está em destaque com os problemas da Ulbra. E mesmo quando esta Universidade confessional tem muita coisa boa para mostrar, o interesse jornalístico e público fica por conta dos "pecados". Se não dá para tirar a razão mercadológica da mídia nem lutar contra o poder que ela tem, o jeito é transformar o "bom" em notícia. Mas como fazer isto?

 E o que dizer da recomendação de Jesus: "Tenham cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de não serem vistos pelos outros" (Mateus 6.1). Na verdade, esta é a tentação que um cristão ou uma igreja sempre enfrenta. Se a primordial tarefa cristã é pregar e viver o Evangelho, existe grande diferença na visibilidade do pregar e do viver. O pregar precisa do público enquanto o viver do secreto. Por isto as palavras do Senhor: "Você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isto de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isso deve ficar em segredo" (Mateus 6.3,4).

 Nossa tendência, no entanto, é fazer o contrário. O ruim colocamos debaixo do tapete e o bom no pedestal. Igual ao Senado brasileiro, onde as coisas boas aparecem na TV Senado e os "atos secretos" e inescrupulosos entre quatro paredes do gabinete. E se agora o secreto virou público e o público virou secreto, isto serve de lição para todos nós – porque todos têm um senador mau caráter dentro de si. "Não há ninguém que faça o bem, todos mentem e enganam sem parar" (Romanos 3.12,13), confirma a Bíblia.

Por isto o melhor caminho é ouvir a voz do profeta: "Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas mas sim o coração" (Joel 2.13).

Mas como se rasga o coração? "Vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa" (Mateus 6.6). É a dica de Jesus para a recompensa, ou seja, o presente da nova vida que o Salvador oferece sem nenhum tipo de exigência. Aliás, a caridade e as obras de amor são frutos espontâneos do perdão.  Por isto a surpresa: – Senhor, quando foi que ajudamos o Senhor? Quando vocês ajudaram o próximo, respondeu o Rei da parábola (Mateus 26.34-40).

 


Pastor Marcos Schmidt - Novo Hamburgo, RS

Tapar o sol com a peneira

Tapar o sol com a peneira: este tem sido o grande esforço do governo do Irã, desde a reeleição duvidosa do presidente Mahmoud Ahmadinejad, expulsando os jornalistas estrangeiros do país, repreendendo manifestantes de forma brutal e transmitindo noticias apenas conforme interesses do governo através da TV estatal. Mas como ocultar a realidade que não pode ser negada? Tão absurdo quanto a negação do holocausto, tese defendida por Ahmadinejad, é tentar passar ao mundo a falsa impressão de que vai tudo bem no Irã, e que os protestantes não passam de badernistas que precisam ser controlados, detidos e punidos.
Da mesma forma que não é possível tapar o sol com a peneira também é impossível esconder do mundo a triste penumbra política na qual vive o povo Iraniano neste momento. Através de Blogs, vídeos do YouTube, e principalmente do Twitter, site de mensagens curtas, o povo vem mostrando ao mundo inteiro o que se passa naquele país. E assim, perplexo, assustado, e alguns até com ar de "que bom que não é comigo", o mundo assiste a tudo sem saber exatamente o que fazer e o que pensar. Afinal, como penetrar em um governo dominado pelo regime dos aiatolás, cujo líder supremo é um religioso que, em nome de um deus, submete a todos a um modelo de governo que nem sequer eleições populares podem derrubar?
Quiçá a resposta esteja na atitude do povo Iraniano: encarar os fatos como eles são e parar de sonhar que tudo vai bem. Admitir que de fato não é possível tapar o sol com a peneira. Fato, aliás, não muito distante de nossa realidade brasileira, onde não raramente políticos e até religiosos procuram esconder o brilho da verdade dos fatos e da Palavra de Deus, ludibriando o povo, em busca de interesses pessoais.
Nos revolta o fato de governos esconderem a verdade trágica de um regime, de uma falcatrua política ou de homens que enganam as pessoas em nome de Deus? Com certeza. Mas o problema parece começar mais embaixo. Quem nunca ignorou a vontade de Deus que diz "que cada um diga a verdade" (Efésios 4.3) e se escondeu na penumbra de uma "mentirinha inocente" (o que de fato não existe) para se dar bem com a esposa, o marido, o chefe, ou sei lá com quem foi? Pior ainda quando o golpe é pra cima de Deus, pensando que por não matar, não roubar e de vez em quando dar uma esmola pro mendigo da esquina, o Criador saberá que "sou uma pessoa boa e me recompensará à altura". Honestamente espero que Deus em sua misericórdia não faça isso, caso contrário, estamos todos perdidos; pois o que Ele quer é "um coração humilde e arrependido"(Salmo 51.7), que não esconde o sol com a peneira, mas admite "tenho sido pecador" (Salmo 51.5).
Admitir a verdade dos fatos, tal qual eles são. Este é o ponto de partida de um relacionamento saudável com Deus, pois, "os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes"(Lucas 9.12). "Porque Deus mandou o seu filho (Jesus) para salvar o mundo e não para julgá-lo"(João 3.17).
Admitir a verdade dos fatos, tal qual eles são: este seria o melhor ato de um governo que se diz preocupado com os interesses do povo Iraniano. O povo já a parte que lhe cabe. Falta agora o governo Iraniano se dar conta de que não é possível ocultar a realidade que não pode ser negada!
Pastor Ernani Kufeld - Aracaju (SE)

Confessionalidade e Comunhão Fechada - Estudo Teológico

A prática da Comunhão Fechada continua sendo um problema em nossa igreja confessional, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), especialmente a pergunta: Como administrá-la?

Aqui algumas reflexões a respeito, bem como sugestões de como administrar e anunciá-lo no culto.

 

Cultura pluralista

Vivemos numa sociedade pluralista. Pessoas diferentes, com idéias, religiões, costumes e opiniões diferentes, vivendo lado a lado, cada um com suas opiniões e pontos de vista, sem impor ou forçar outros às mesmas convicções. Pois, o que importa é a liberdade e a tolerância. Assim, mesmo que algumas igrejas luteranas, anglicanas e outras ainda têm suas confissões, na prática, no entanto, a maioria já não as segue. São livres para pensar e ensinar o que desejam[1].

O que significa, então, ser luterano confessional numa sociedade pluralista? Para muitos, ser luterano significa simplesmente ser cristão. E o que significa ser cristão em nossa sociedade? Para muitos significa ser uma pessoa de bem, honesta, filiada a uma igreja cristã, independente de sua confessionalidade. Pois hoje, de modo geral, doutrina não interessa. Mesmo membros de uma igreja confessional, na grande maioria já não conhecem a confissão de sua igreja e as congregações são livres para confessar e praticar o que querem. O que interessa é que cada um tenha a liberdade de se filiar à igreja que mais lhe convém, agrada e onde se sente bem, podendo mudar tantas vezes quantas quiser, e afirmam: Que bom que o fanatismo religioso passou.

Em si, nossa sociedade conhece somente três grupos religiosos: católicos, protestantes e espíritas. Sob protestantes entende todos os grupos evangélicos: Metodistas, Adventistas, Presbiterianos, Assembléia de Deus, Pentecostais, etc. Também nós somos incluídos no grupo dos protestantes, mesmo que não concordamos com isto. Mas, qual é nossa identificação como luteranos nesse conjunto de religiões ou em nossa sociedade? Isto deveria se mostrar, especialmente, em nossos cultos[2] e na celebração da Santa ceia.

O que acontece em nossos cultos? Cremos que Deus vem a nós por sua Palavra, por este meio ele nos fala, não por revelações especiais ou sentimentais. Por este meio, o Espírito Santo opera poderosamente e chama ao arrependimento, consola com o evangelho, a mensagem da morte expiatória de Cristo em favor da humanidade. Pelo pregador perdoa os pecados a todos que se arrependem, crêem na graça de Cristo e querem corrigir sua vida pecaminosa. Pelos seus sacramentos, ele age em nós. Pelo batismo opera a fé, no caso de crianças, no caso de adultos, sela a fé. Na Santa Ceia todos os que participam em nossos altares, quer creiam ou não, recebem em, com e sob o pão e o vinho o verdadeiro corpo e sangue de Cristo, dados e derramados por nós para remissão dos pecados, para selar o perdão e serem fortalecidos na fé nesta graça de Cristo; mas quem não crê na presença real do corpo e sangue de Cristo na Santa Ceia, recebe o corpo e sangue de Cristo para sua condenação, enquanto disso não se arrepender. É da responsabilidade dos que a administram, como bons mordomos de Cristo, zelarem para que ninguém vá inadvertidamente à Ceia do Senhor. (1 Co 4.11)

Quando expomos a doutrina bíblica, em especialmente a doutrina da Santa Ceia, o impacto é grande. Ouvimos comentários como: Os luteranos são muito rigorosos, são fechados, são muito duros, acham que só eles são os únicos donos da verdade. Falta-lhes o verdadeiro amor, etc. Em si, esses comentários não são novos. Os profetas e mesmo Jesus já os ouviram e experimentaram[3]. O que fazer? Mudar ou ser fiel ao nosso Senhor Jesus Cristo? Não pode nem deve haver dúvidas quanto a isso. Queremos continuar fiéis a Cristo, nosso Senhor.

 

A Comunhão Fechada

O termo Comunhão Fechada é talvez mais conhecido pelo pastores e menos entre nossos próprios membros luteranos. E onde é conhecido, frequentemente não é bem compreendido; sim, até questionado. Alguns membros até dizem: Que direito vocês pastores se arrogam em julgar a fé de outros cristãos? Ou então: Vocês não têm o direito de impedir alguém que deseja participar da Santa Ceia, que deseja o perdão de Cristo e quer participar dignamente dela, de julgar sua dignidade e impedi-lo a participar, só porque pertence a uma outra denominação religiosa. Isto são duas impressões erradas a respeito da Comunhão Fechada. Não julgamos a fé, nem queremos impedir alguém que conhece os principais ensinos da Escritura e os ensinos de Jesus sobre a Santa Ceia e quer participar dela dignamente. Vejamos, portanto, o que é a Comunhão fechada[4].

O termo provém da igreja antiga. O culto antigo tinha duas partes: a primeira parte era aberta a todos: crianças, jovens, catecúmenos, adultos, visitantes. Nesta parte havia cantos, orações, leituras da palavra de Deus e exposição da palavra de Deus, sermão. Após essa parte, crianças, catecúmenos e visitantes eram convidados a sair e irem para outras salas, e quem quisesse, poderia ir para casa. Somente os comungantes (aqueles que foram instruídos nas principais verdades cristãs, fizeram sua profissão de fé e estavam filiados à comunidade, ou tinham sua devida recomendação de outras comunidades irmãs) ficavam para a celebração da Santa Ceia. As portas eram fechadas, - daí o termo Comunhão Fechada[5], - então a Santa Ceia era celebrada. Essa prática durou 19 séculos. Com o surgimento do calvinismo e seu ensino de que a Santa Ceia não é um meio da graça, um sacramento, mas somente uma celebração de comunhão fraternal, e a expansão da igreja reformada, a prática da Comunhão Fechada começou a ser questionada.

Alguns tentaram a amenizar o nome. Em nossa igreja mãe a Lutheran Church Synod Missouri (LCSM) o termo Closed Communio (Comunhão Fechada), foi considerado muito duro e alguns o substituíram por Close Communion (Termo procedente da Igreja Batista. Comunhão próxima, íntima; em nosso meio por comunhão restrita). Muitos mantiveram o significado, como: Os que comungam juntos, estão juntos estão unidos na mesma fé e doutrina, os que se reconhecem como membros do corpo de Cristo[6]. Outros o diluíram, aceitando à mesa qualquer pessoa que ao ouvir o convite: Quem estiver arrependido e quer o perdão de Cristo, está convidado.

Em si, mudar o nome não é o caminho. Precisamos compreender o que significa Comunhão Fechada, isto é, por que fechada? Fechada a quem e até quando? Etc.

Para analisar a questão, precisamos perguntar em primeiro lugar: O que é a Santa ceia?

 

O que é a Sana Ceia?

Cear com alguém tem sido desde tempos antigos uma expressão de comunhão e amizade. Convidar alguém para a ceia é expressar que amamos a pessoa, nos sentimos unidos a ela. Recusar cear com alguém é expressão de separação, se rejeição e até de inimizade. Assim, por exemplo, os judeus jamais se sentariam à mesa com samaritanos.

Na multiplicação dos pães, (Jo 6) por exemplo, Jesus serviu pão a todos, mas ao instituir e celebrar a Santa Ceia não convidou todos seguidores em Jerusalém, mas somente seus discípulos que ele instruiu durante três anos, que haviam confessamos sua fé nele. Nestes termos o apóstolo Paulo também admoesta os fiéis em Corinto: Porventura o cálice da bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo, porque todos participamos do único pão. (1 Co 10.16,17) E: Examine-se, pois o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice, pois, quem come e bebe, sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. (1 Co 11.28,29) [7]

Portanto, a Santa Ceia não é para a conversão de uma pessoa, mas para os convertidos, os que realmente são cristãos; "não para levar alguém ao arrependimento e à fé, mas para fortalecê-lo nisso; pela Santa Ceia a pessoa não é levado à graça para tornar-se cristão, mas para selar a graça que ela alcançou pela Palavra e na qual crê.. Não é como um remédio que tomado age, mas é como uma sala de tesouros, cujos tesouros só podem ser recebidos, tomados e segurados pela mão da fé[8]". Se alguém vem à ceia, ele precisa ser perguntado: O que você crê? Não podemos olhar seu coração, mas aceitamos sua confissão. A não ser que sua vida contradiz abertamente sua confissão. Quando tal pessoa vive em vícios, desonestidade, inimizades e é irreconciliável, etc. Aqueles que tornam claro por palavras e atos que não se arrependem e seus pecados e não crêem em Cristo, nem se importam com seu relacionamento com Deus, sendo impenitentes. Também aqueles que estão filiados a igrejas que professam doutrinas falas e não aceitam a doutrina da presença real de que recebemos o corpo e o sangue de Cristo com o pão e com o vinho, como as igrejas reformadas[9]. Mesmo que Calvino e seus seguidores dizem: Cristo está presente, mas negam a presença do seu corpo e sangue na Santa Ceia, pois para eles o corpo humano de Cristo está nos céus e Cristo está aqui só com sua divindade. Entre as pessoas nessas igrejas, há sem dúvida cristãos que, por terem sido erradamente instruídos e/ou por fraqueza de fé, são membros ali. Diante disso precisamos lembrar: Quem vai à Santa Ceia e não está arrependido de seus pecados, não crê que ali ele recebe pela boca, o pão o verdadeiro corpo e sangue de Cristo, dados e derramados para remissão dos pecados, como e bebe juízo para si. Portanto, quem participa da Santa Ceia sem a verdadeira fé é indigno e não recebe a graça de Cristo, mas em vez da graça recebe a ira, em vez da vida, a morte, em vez da bênção, a maldição. Ele se torna réu do corpo e do sangue de Cristo.

Dentro dessa discussão levantou-se a pergunta: Será que alguém que está no culto, ouve as leituras da palavra de Deus, o sermão e as palavras da instituição, não poderia tal pessoa chegar naquele momento à fé? Isto até pode ser possível, mas precisamos respeitar a praxe e ordem cristã. E a ordem é: Examine-se, pois, o homem... Portanto, o pastor precisa conhecer a confissão da pessoa antes da distribuição da Santa Ceia.

Aqui precisamos lembrar a Confissão de Augsburgo, artigo VII: Porque para a verdadeira unidade da igreja cristã é suficiente que o evangelho seja pregado unanimemente de acordo com a reta compreensão dele e os sacramentos sejam administrados em conformidade com a palavra de Deus. O Dr. Hermann Sasse lembra num artigo que isto significa a subscrição da Fórmula de Concórdia[10]. Pois reconhecemos que nossas Confissões são a única exposição correta das Escrituras.

Na Santa Ceia, em nossos altares, todas as pessoas recebem com o pão o verdadeiro corpo de Cristo e com o vinho, o verdadeiro sangue de Cristo, dado e derramado por nós para remissão dos pecados. Quem come e bebe, sem discernir o corpo, como e bebe juízo para si. (1Co 11.29)

Esta união sacramental é um mistério sobrenatural, incompreensível e indefinível, mas real, como as palavras o dizem. Negamos que seja um símbolo, uma transubstanciação, uma consubstanciação ou impanação.

Reformados ensinam uma presença só espiritual, recebida pela fé. Se queres saber se recebes a Cristo, precisas ver se crês. Neste caso a certeza está baseada na fé e não nas palavras de Cristo às quais a fé se apega. Aqui se levantou a pergunta: Deveria Lutero ter quebrado a paz por causa desta doutrina, uma vez que os reformados acreditam que Cristo está presente? Lutero não quebrou a paz, mas eles. A doutrina não é nossa. Não se trata de um simples jogo de palavras, mas da ordem clara de Cristo. Por isso Lutero disse: Tendes outro espírito. Não nos deixemos enganar pela aparência. A consagração litúrgica nas igrejas reformados e a mesma, mas eles colocam outro sentido nas palavras[11].

 

No tempo de Lutero, na cidade de Frankfurt am Main, luteranos e reformados celebraram a Santa Ceia junto. Ao ouvir isso, Lutero lhes escreveu uma carta na qual lhes diz:

Eu fiquei chocado ao ouvir que em uma e outra de vossas igrejas, em um e o mesmo altar, os dois grupos estão recebendo o mesmo sacramento. Uns acreditam que recebem somente o pão e vinho, enquanto outros crêem que recebem o corpo e sangue de Cristo. Como pode um pastor e cura de almas ser tão insensível e malicioso e não dizer nada sobre isso, deixando ambos irem seu caminho e cada um receber o sacramento conforme sua fé? Se tal pessoa existe, ela deve ter um coração mais duro que pedra, aço ou diamante. Ele precisa de fato ser um apóstolo da ira. (What Luther Says. Vol II, pág. 813)

 

Alguns acham estas palavras de útero bastante duras, pois hoje estamos acostumados a isso e até usamos palavras bonitas como: Hospitalidade Eucarística, julgando ser isto um ato de amor.

Importa lembrar que as palavras da instituição são palavras testamentais de Cristo. Não temos direito nem poder de mudá-las, sem cair sob o juízo de Cristo. Vamos lembrar a pergunta em nosso Catecismo, exposição de Schwahn:

 

 A quem se não deve dar a Sana Ceia? A Santa ceia não deve ser dada:

1. aos ímpios e impenitentes manifestos;

2. aos hereges, pois a Santa Ceia é uma confissão de unidade de fé;

3. aos que deram escândalo e ainda não o removeram;

4. aos que não se podem examinar a si mesmos, como por exemplo, crianças e pessoas sem sentidos. (Cf.: Mt 7.6; 1 Co 11.29; At 2.42; Rm 16.17; Mt 5.23,24; 1 Co 11.28)

 

Isto inclui também igrejas que, mesmo confessando a presença real de Cristo na Santa ceia, mas que diferem em outras partes doutrinárias importantes, pois ao comungar num altar, eu endosso a doutrina daquela igreja. Cito aqui como exemplo a IECLB[12]. A Bíblia nos proíbe seguir falsos profetas[13]. A Santa Ceia é um testemunho de fé, da unidade de fé. Pois na Santa Ceia entramos na mais íntima comunhão com nosso Senhor Jesus Cristo, como membros do seu corpo[14]. Ouvimos também alegações como a seguinte: Bem, minha igreja ensina isso, mas eu não concordo, eu penso diferente, eu concordo mais com vocês? Isto pode ser possível, mas preciso julgar uma igreja não pelo que os membros julgam aceitar, mas por sua confissão básica escrita. E enquanto uma pessoa pertence a tal igreja, ela consciente ou inconsciente está assinando aquela doutrina, mesmo não concordando com ela na íntegra. Não praticamos a comunhão seletiva, isto é, aceitamos pastores, pessoas e congregações integradas numa igreja, pelo que elas particularmente aceitam ou crêem.

Não somos separatistas, nem nos arvoramos a julgar a fé nos corações, mas agimos em verdadeiro amor para com nosso salvador Jesus e as pessoas em nosso derredor, conforme as Escrituras. Quem age de forma diferente é um administrador infiel[15]. (At 20.28; 1 Co 4.1)

 

Lei e evangelho na prática da Comunhão Fechada

Alguns afirmam que a prática da Comunhão Fechada é confusão de Lei e Evangelho. Pois, essa prática torna o puro evangelho em lei. Ou, dizendo-o de outra forma: A administração da Santa Ceia é puro Evangelho, mas a prática da Comunhão Fechada a transforma em lei. Isto não é verdade. Quando refutamos comungar com alguém que não crê na presença real do corpo e do sangue de Cristo na Santa Ceia e com aqueles que não têm unidade confessional conosco, na verdade estamos aplicando a lei a essas pessoas, conforme a ordem de Cristo, para que se arrependam e então venham comungar conosco.

Por outro, quando não damos a Santa Ceia a alguém que não está unido conosco na fé e doutrina, condenamos o seu pecado como qualquer outro pecado ou heresia que deve ser condenada, para que a pessoa reconheça seu erro, se arrependa e busque a graça do perdão. Se isto não acontecer, não há unidade, e não adianta fingi-la. O apóstolo Paulo não admoesta os fiéis a criarem a unidade, mas preservaram a unidade do Espírito. (Ef 4.3) Para isso lembramos ainda o seguinte: Ao negarmos a alguém participar em nossa mesa da Santa Ceia, não estamos dizendo que essa pessoa não seja cristã, que ela não tenha fé. Sabemos que nas denominações heterodoxas ainda há suficiente palavra de Deus para que uma pessoa possa chegar à fé em Cristo. Pela fé são nossos irmãos em Cristo. Deus que conhece os corações sabe que é e quem não é cristão. A Santa Ceia, no entanto, requer unidade confessional na doutrina. Esta é a ordem de Jesus. (1 Co 10.16,17)

De nossa parte, todo o esforço deve ser feito para mostrar pela Escritura o correto uso do sacramento. Em muitos casos teremos ótimo efeito, mas nem sempre a palavra de Deus é aceita.

 

Comunhão Fechada e a cruz

Se a comunhão fechada é o caminho verdadeiramente bíblico para administrar o mistério do sacramento da Santa Ceia – e eu creio que o é – então devemos praticá-lo com toda a firmeza e amor. Se alguém se choca e ofende com a correta e apropriada forma de administrar o sacramento, cabe nos carregar o fardo, sem afligir nossa consciência. Isto faz parte do escândalo da cruz.

O confessionalismo decidido choca e traz o desprezo. A prática da Comunhão Fechada é um dos assuntos pelo qual nós luteranos ortodoxos ferimos a face da teologia do relativismo e do moderno ecumenismo. Não podemos fugir dessa luta ou deixar de carregar o peso dessa cruz. Antes queremos de forma clara, humilde, firme amorosa proclamar a palavra de Deus. Grande será o galardão daqueles que permanecerem fiéis até ao fim.

 

Aplicação prática da Comunhão Fechada

Como praticar hoje a Comunhão Fechada? Vimos que nos primeiros séculos crianças, catecúmenos e visitantes eram convidados para sair do recinto. A Santa Ceia era celebrada somente pelos comungantes com portas fechadas. Quando o cristianismo se expandiu, formando grandes congregações que construíram suas catedrais, surgiu o ato penitencial. Este, infelizmente, se corrompeu cedo, sendo considerado uma obra meritória. A Reforma Luterana corrigiu esse erro. Ela não aboliu a confissão, mas continuou a recomendá-la, não mais como lei ou ato meritório, mas como uma bênção do evangelho. Ela introduziu também a confissão corporativa, que foi depois incluída no culto. Lemos na Confissão de Augsburgo:

 

Os nossos pregadores não aboliram a confissão. Pois conserva-se entre nós o costume de não dar o sacramento àqueles que não foram previamente examinados e absolvidos...

 E da confissão se ensina assim: que ninguém deve ser constrangido a contar os pecados designadamente. Porque isso é impossível, conforme diz o Salmo: Quem conhece os delitos?...

 Os nossos pregadores, todavia, ensinam diligentemente que a confissão deve ser conservada por cauda da absolvição – que é sua parte principal e mais importante - , para consolo das consciências aterrorizadas, e ainda por algumas outras razões. (CA XXV,1,7,8.13)

 

Com isso foi introduzida a confissão e absolvição corporativa, que com grupos menores, os chamados cultos confessionais, antes do culpo principal e também como introdução ao culto principal, como o conhecemos hoje, com a primeira parte do culto: Mensagem confessional, confissão e absolvição. E para fazer jus à afirmação da Confissão: Ninguém é admitido ao sacramento sem previamente examinados, foi introduzida a inscrição para a Santa Ceia junto ao pastor, por vezes em horários especiais, ou antes do culto.

E hoje, qual a prática? A inscrição para a Santa Ceia é reduzida a um livro na entrada da igreja, onde as pessoas podem se inscrever, mais para um fim de estatística[16]. O pastor ao distribuir a Santa ceia, na verdade, não tem a mínima noção de quem e quantos virão. Em várias congregações não há mais o sermão confessional, em vez disso a confissão é reescrita e alongada, bem como a absolvição. Infelizmente, muitas vezes confusa, ou em tom de um universalismo assustador. Neste mesmo tom o convite para a Santa Ceia é feito.

O que dizer de tudo isso? Há uma urgente necessidade de a IELB elaborar diversos folhetos sobre o assunto:

a) Folheto, estudo. Expondo a doutrina da Santa Ceia de forma clara para nossos membros, com um convite e incentivo á participação. Justificando a Comunhão Fechada, para que saibam explicá-la a seus parentes e visitantes.

b) Inscrição. Voltar à boa prática da Inscrição para a Santa ceia junto ao pastor[17].

c) Sermão Confessional. Voltar ao sermão confessional, com um programa bem elaborado sobre temas doutrinários como arrependimento, fé, vida santificada.

d) Cultos evangelísticos. Onde há dois cultos no domingo, que um seja sem Santa Ceia, como culto evangelístico. E onde há cultos dominicais, que haja pelo menos um culto sem Santa ceia, para que os membros possam convidar amigos e interessados especialmente para estes culto. Neste culto deveriam ser feitos também os batismos, o que evitaria muitos constrangimentos e o alongamento do culto, com dois sacramentos.

 

Comunicando nossa praxe da Comunhão Fechada

Há uma necessidade de, constantemente, instruir nossos membros a respeito, a fim de evitar que o pastor faça o aviso sobre a Comunhão Fechada nos cultos, mas nossos membros não o compreendendo, nem concordam, digam a seus parentes: Isto é mania de nosso pastor, que eu acho um absurdo.

Como, porém, comunicá-lo oralmente bem como por escrito em nossos boletins, para que os visitantes o possam compreender razoavelmente? Eis aqui algumas sugestões:

 

1. Ao celebrarmos a Santa ceia, lembramos o seguinte: A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), à qual nossa congregação está filiada, pratica a Comunhão Fechada. Isto significa que ao irmos à Santa Ceia, damos testemunho e enfatizamos nossa unidade confessional de fé. Nós cremos que na Santa Ceia recebemos junto com o pão e o vinho o verdadeiro corpo e sangue de Cristo, dados e derramados para remissão de nossos pecados, e quem não o crê, recebe a Cristo para juízo. Por isso admitimos aos nossos altares somente

- membros confirmados em nossas congregações, ou igrejas com as quais mantemos comunhão de púlpito e altar.

- Visitantes ou membros de outras denominações religiosas, que gostariam de no futuro comungar conosco, solicitamos que falem, após o culto, com nossos pastores, para receberem a devida orientação.

2. Ao nos preparamos para esta segunda parte do culto, a celebração da Santa ceia, ouvimos por vezes a pergunta: Por que a Igreja Luterana só convida seus próprios membros comungantes e não a todos para a Santa Ceia? Isto porque o apóstolo Paulo adverte: Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. (1 Coríntios 11.28-29 RA) Por isso admitimos somente pessoas que foram corretamente instruídos, fizeram profissão de sua fé e estão filiados à nossa Igreja. Visitantes que gostariam de no futuro comungar conosco, convidamos para falaram com nossos pastores, após o culto. Obrigado pela compreensão.

3. Ao celebrarmos a Santa Ceia neste culto, convidamos para a mesma somente os membros comungantes da Igreja Ev. Luterana, que estão arrependidos de seus pecados, crêem na graça de Cristo e querem sinceramente corrigir sua vida pelo auxílio do Espírito Santo. Por ser uma confissão de plena unidade de fé, pedimos aos visitantes e membros de outras igrejas que, se desejarem no futuro comungar conosco, falem primeiro, após o culto, com nossos pastores.

4. O apóstolo Paulo nos admoesta dizendo: Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. (1 Coríntios 11.28-29 RA) A Ceia é como um remédio que deve ser administrado corretamente e para o propósito certo, para que faça o bem e não seja prejudicial. Por essa razão, pedimos aos visitantes que não pertencem à nossa Igreja que, se desejarem no futuro comungar conosco, falem primeiro, após o culto, com nossos pastores.

5. A primeira vez que Jesus distribuiu a Santa Ceia, ele não a distribuiu a todos como na multiplicação dos pães, mas de forma reservada a seus discípulos, aos quais ele havia instruído. Por essa razão, damos a Ceia a pessoas instruídas em nossa igreja e que estão em unidade de fé conosco. Visitantes que gostariam de no futuro comungar conosco, convidamos para falarem primeiro, após o culto, com nossos pastores.

6. Em acordo com a doutrina bíblica e praxe da Igreja Ev. Luterana, praticamos a Comunhão Fechada, praticada pela Igreja Cristã desde o seu início. Por não conhecermos o coração de alguém, precisamos seguir a prática de nosso Salvador que distribuiu a Ceia somente a seus discípulos, que confessaram sua fé. A prática é fruto de amor ao Salvador e aos irmãos. Pessoas que no futuro gostariam de comungar conosco, solicitamos que falem com nossos pastores após o culto. Agradecemos pela compreensão.

7. Em nossa Comunidade, a Santa Ceia é oferecida somente a membros comungantes de Igreja Ev. Luterana do Brasil, mediante prévia inscrição antes do culto. Aos membros que estão arrependidos de seus pecados, que crêem nas palavras de Deus: Tomai e comei, isto é o meu corpo, que é dado por vos... Bebei dele todos; porque este cálice é a nova aliança no meu sangue, dado e derramado em favor de vós para remissão dos pecados. Ao participarem testemunham da unidade de fé com os irmãos. – Pessoas de outras igrejas que no futuro gostariam de comungar conosco, por favor, falem com nossos pastores sobre o assunto, após oculto. Teremos prazer de expor a doutrina para tornar sua participação possível e uma bênção como irmãos na fé. Obrigado pela compreensão.

 

Conclusão

Isto são algumas observações e sugestões. Importa estudar esse assunto em primeira mão com a diretoria da Comunidade. Após concordância dela, nos departamentos e estudos bíblicos e dispor de folhetos sobre o assunto para toda a Comunidade.

 

Pastor Horst R. Kuchenbecker – São Leopoldo (RS), 2009



[1] Sasse, Hermann. Isto é o meu Corpo. Casa publicadora Concórdia, Porto Alegre, 1970, pág158.

[2] Mostrar-se no culto, isto é, em toda a estrutura, ambiente, liturgia, hinologia, sermões, etc. Por exemplo, nós temos a cruz, quer na lateral ou na torre, internamente o crucifixo sobre o altar. A cruz vazia procede dos Reformados com sua teologia da glória, que infelizmente está invadindo nossos templos também. Temos as vetes talares, para indicar que o pastor está falando não simplesmente como algum, mas como servo de Cristo, chamado e instalado. Isto tudo não são simples tradições, mas tem a ver com nossa teologia confessional.

[3] Muitos dos seus discípulos, tendo ouvido tais palavras, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? (João 6.60 RA)

[4] Dogmática de John T. Mueller (pág. 502) usa o termo "privativa". Sumário da Doutrina Cristã, (pág. 167) usa o termo "comunhão fechada".

[5] Um termo usado em todas as Igrejas Luteranas Confessionais do mundo.

[6] - Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão. (1 Coríntios 10.17 RA)

- Esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; (Efésios 4.3 RA)

- E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. (Atos 2.42 RA)

 

 

[7] O que recebemos na Santa ceia? Não devemos ir além das palavras da instituição: Isto é meu corpo, isto é meu sangue, dado e derramado por vós para remissão dos pecados." Portanto, a pessoa de Cristo sem dúvida está presente na ceia do Senhor, como está em toda a parte. Mas o que constitui o elemento celeste não é o Cristo todo inteiro, corpo e alma, humanidade e divindade, como Roma declara, mas apenas o corpo e o sangue de Cristo, preço de nossa salvação. Lemos na Dogmática de Mueller: O "Cristo inteiro" ou "a pessoa de Cisto" (calvinistas, romanistas, alguns teólogos luteranos modernos), porquanto Cristo nos oferece expressamente o seu corpo e sangue para ser comido e bebido. Além das palavras da instituição não devemos levar a argumentação com respeito a qualquer presença sacramento de Cristo. Somente seu corpo e sangue estão unidos aos elementos e são recebidos oralmente. (Luthardt). O corpo glorificado de Cristo ou o Cristo glorificado, segundo alegam Calvino e alguns teólogos modernos, uma vez que nosso Senhor designou como tais unicamente o corpo que foi dado e o sangue que foi derramado. A glorificação de Cristo nada tem a ver com a presença real na Santa Comunhão, a qual se baseia inteiramente a) em sua divina promessa: "Tomai, comei, isto é o meu corpo"; b) no fato da união pessoal, pela qual a natureza humana de Cristo recebeu, em verdade, atributos divinos (onipresença); de forma a poder estar realmente presente na Santa Ceia. Em outras palavras, a presença real fundamenta-se no fato de o corpo de Cristo ser o corpo do Filho de Deus. (idem págs. 492, 493)

[8] Pieper, Franz. Christilicje Dogmatik. Concórdia Publishing House, St. Louis, 1920, vol. III, p. 445

[9] Estas palavras: em, com e sob o pão e o vinho não estão nas Escrituras. Lutero as colocou para combater o erros dos Reformados e deixar claro que recebemos o corpo e o sangue de Cristo pela boca.

[10] Perguntamos: A Fórmula de Concórdia ainda está sendo estudada em nossas congregações? Temos o excelente livro do prof. Dr. Otto A. Goerl: Cremos por isso também Falamos. Nem sei se ainda está à disposição na Concórdia. Se não, deveria ser urgentemente reeditado, para poder se estudado em nossos estudos bíblicos e departamentos.

[11] Confere: Fórmla de Concórdia Dec. Sol., VII, 85; Mueller, Dogmática Cristã, págs. 492, 493. Pastorale de Walter, p. 181. Christiliche Dogmatik, Franz Pieper, vol. III, pág. 340ss.

[12] Nós temos muitas coisas em comum com a IECLB, mas divergimos também em muitas coisas. Por exemplo: Eles não tem unidade confessional (na doutrina). Eles tem o ministério feminino. Eles tem comunhão de púlpito e altar com igrejas reformadas, etc.

[13] Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes: afastai-vos deles. Rm 15.17.

[14] Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão. 1 Co 10.17. Esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz: Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos. Ef 4.3-6.

[15] Tendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue. At 20.28. Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados. Ef 4.1.

[16] Em algumas congregações, especialmente de nossa igreja irmã, a LCMS, há o cartão que o comungante preenche, o qual é recolhido junto com as ofertas ou após a oração geral.

[17] Em congregações maiores, onde há mais do que um pastor e onde membros da diretoria ajudam na inscrição, um dos pastores deveria estar na mesa de inscrição para poder falar com os que se inscrevem, ou, onde necessário orientar algum visitante. 

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Passa ou Repassa Bíblico

Aqui os grupos respondem as provas para ganhar pontos. Se o grupo não souber, passa para próxima equipe, podendo passar apenas uma vez. Se nenhuma equipe responder, oferece-se o texto onde se encontra a resposta. Se responder errado, os pontos ficam pros adversários. Vence o grupo que responder mais.

 

01. Sabemos que o povo de Israel esteve preso, como escravo, no Egito por muitos anos.  No fim, Deus se compadeceu dele e o resolveu libertar por meio do seu servo Moisés, para levá-lo à terra prometida, Canaã.  Pergunta: Quantos foram os homens (sem contar mulheres e crianças) que saíram do Egito, à pé, no dia da libertação?

R. 600.000 – Ex 12.37

 

02. Foi dito, na pergunta anterior, que o povo de Israel ficou por muitos anos morando como povo escravo no Egito.  Pergunta: Quanto anos foram?

R. 430 anos – Ex 12.40

 

03. Que noite, do Antigo Testamento, é chamada de "Noite do Senhor" e que Deus ordenou que fosse sempre comemorada?

R. A noite da saída (ou libertação) do povo de Israel do Egito – Ex 12.42

 

04. No novo Testamento os cristãos têm a festa chamada "Páscoa" para comemorar  a ressurreição de Jesus e, com isso a libertação do pecador da perdição do inferno.  No AT o povo tinha uma ordem de Deus para todo ano celebrar uma festa comemorando a sua libertação da escravidão do Egito.  Pergunta:  Qual o nome dessa festa? 

R. Páscoa do Senhor – Ex 12.11 ou Festa dos Pães asimos – Ex 12.17

 

05. Nos primeiros dias em que Jesus tinha nascido, entre outras pessoas, ia um homem que esperava por muito tempo o dia em que ele veria ele pudesse ver a Jesus.   Quando ele viu, pegou o menino nos braços, e começou a falar palavras de muita alegria e gratidão a Deus.  Pergunta:  Como era o nome deste homem?

R. Simeão – Lc 2.25

 

06. Depois que Jesus já tinha começado o seu trabalho de pregação, certo momento ele estava pregando na praia de um lago, quando fez com que acontecesse a pesca maravilhosa, onde os discípulos pegaram tanto peixe, que as redes nem aguentavam.  Pergunta:  Qual o nome do lago?

R. Genesaré – Lc 5.1

 

07. Herodes tinha prendido e amarrado João Batista na cadeia, porque João Batista o tinha repreendo pelo fato de Herodes estar adulterando com a mulher de seu irmão.  Depois, a pedido de sua filha, como presente de sua festa de aniversário, Herodes mandou decapitar João e trazer a cabeça numa bandeja para sua filha.  Pergunta: Como era o nome da mulher do irmão de Herodes?

 R. Herodias – Mt 14.3

 

08. No momento em que Jesus foi crucificado, chegando o momento em que ele ia morrer, então eleclamou em voz bem alta as palavras em hebraico: Eli, Eli, lemá sabactâni.  Pergunta: como é essa frase em português?  

 R. "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" – Mt 27.46

 

RACIOCÍNIO /PONTUAÇÃO: 30

Entregar para cada Grupo um Envelope Idêntico contendo, numa folha de sulfite cortada em 10 pedaços (quebra-cabeça) misturados, a palavra MULO e, embaixo dela, a indicação de 2Sm 18.9 e, abaixo, a pergunta: "A quem pertence o Mulo?" (A Absalão).  Ao sinal, o Grupo vai abrir o Envelope, montar o quebra-cabeça até ao ponto de decifrar tudo e levar a resposta certa ao dirigente. (O objetivo é a resposta certa).  Quem terminar certo primeiro, ganha os pontos.


RÁPIDA

PONTUAÇÃO: 10

1 – TRAZER AO DIRIGENTE, VIVOS E INTEIROS, DOIS EXEMPLARES DO ANIMAL CITADO EM Pv 30.25

2 – PINTAR O ROSTO DE UMA PESSOA COM O MATERIAL CITADO EM PV 26.21.

3 – TRAZER AO DIRIGENTE UM EXEMPLAR DA PLANTA QUE CRESCEU, CONFORME NM 17.8


JOGO DO MILHÃO -  PONTUAÇÃO: 50

Nesta prova, o grupo escolherá um competidor. São 5 perguntas por nível. Vencerá o grupo que tiver o maior número de acertos. Sendo que o participante pode usar três recursos:

Pular uma;           Usar cartas;         Pedir ajuda ao grupo.

Ao errar uma resposta o competidor está fora.

 

Nível  A 

1.Quantos discípulos Jesus tinha?  

a.11 b.12 c.13 d.14 

 

2.Quem traiu Jesus?

a.Judas b.Pedro c.Paulo d.Bartolomeu 

 

3.Como se chamava o apóstolo Paulo antes da sua conversão?

a.Paulo de Tarso

b.Paulo o Grande

c.Saulo de Tarso

d.Saulo de Betel

 

4.Qual era a profissão de Pedro, antes de ser apóstolo?

a.Marceneiro  b.Pedreiro  c.Pescador   d.Encanador 

 

5.Quantos dias durou o dilúvio?

a.30  b.40 c.50  d.60

 

6.Quantos livros tem o N.T. ?

a.26  b.27 c.28  d.29

 

7.Quantos livros tem o AT?

A.37   b.38  c.39   d.40 

 

8.Como se chamava o irmão de Moisés que fala por ele? 

A.Abraão   b.Jacó   c.Arão   d.Josué

 

9.Nome da cidade onde Jesus se revelou a Saulo? 

A.Alexandria   b.Damasco  c.Éfeso    d.Corinto

 

10.O significa o nome EMANUEL? 

  A.Deus aqui     b.Deus conosco  c.Deus no Templo    d.Deus por nós

 

11.Os dez mandamentos dividem-se em duas partes (tábuas), quais são? (divisão tradicional aceita pela Igreja Luterana)

A.1-4 e 5-10    b.1 e 2 e 3-10  c.1 - 3 e 4-10   d.1-5 e 6-10

 

12.Qual o nome dos dois filhos de Isaque?

A.Esaú e José   b.Esaú e Manassés   c.Jacó e Manassés   d.Jacó e Esaú

 

13.Que alimento sustentou os israelitas na travessia pelo deserto?

A.Frutas b.Arroz c.Maná d.Trigo

 

14.Durante quantos anos os israelitas vagaram pelo deserto? 

 A.39  b.40  c.41  d.42

 

15.Quando o governador mandou matar os meninos até dois anos, para onde fugiram Jesus e seus pais?

 A.Roma   b.Egito  c.Cafarnaum  d.Gesaréia

 

16.Quantos anos Jesus tinha quando discutiu c/os doutores da lei no templo?

A.9  b.11  c.12  d.13

 

17.Sansão era conhecido? 

A.Pelo dom de cantar

b.Pelo dom de costurar

c.pela força que tinha

d.pela sua beleza

 

18.Por quem Sansão se apaixonou?

 A.Maria b.Dalila  c.Rebeca  d.Sara

 

19.Que animal Sansão matou com as próprias mãos?

 A.Um urso  b.Um lobo   c.Um leão      d.Um burro

 

20.Quantos filhos Noé tinha?

  a.2  b.3   c.4  d.6

 

21.No Egito José foi vendido para quem?

A.Faraó

b.Potifar

c.Caligula

d.Maanaem

 

22.Com quantos anos morreu Isaque?

A.180    b.185  c.190 d.195

 

23.No sonho de Jacó em Betel, ao dormir o que usou como travesseiro?

A.Um tronco de árvore

b.Uma pedra

c.Uma trouxa de roupa

d.O braço

 

24.Quantos anos Jacó trabalhou para poder casar-se com a filha de Labão?

A.6   b.7     c.8   d.9

 

25.Com qual das filhas de Labão Jacó pretendia casar-se?

A.Rebeca   b.Raquel     c.Sara   d.Lia

 

26.Quantas vezes Pedro negou a Jesus?

a.2 b.3 c.4 d.5

 

27.Que animal denunciou a Pedro sua negação a Jesus?

a.Uma pomba  b.Um galo  c.Um cachorro  d.Um corvo

 

Nível B. 

1.O que significa o nome Jesus Cristo?

a.Salvador amado     b.Salvador escolhido  c.Salvador de Deus   d.Salvador nosso

 

2.O que quer dizer o nome BETEL?

1.Santuario    b.Casa de Deus   c.Casa de Oração   d.Local de sacrifício 

 

3.Como se chamava o Sumo Sacerdote quando Jesus foi crucificado?

a.Nicodemos   b.Caifás   c.Jeremias   d.Ananias

 

4.Quais foram os primeiros discípulos que Jesus chamou?

A.Pedro e Tiago  b.Pedro e André  c.Tiago e João  d.João e Judas

 

5.Quem escreveu os primeiros cinco livros da Bíblia?

A.Jeremias  b.Moisés  c.Josué  d.Abraão

 

6.Quem escreveu o livro de Atos dos Apóstolos?

A.Paulo  b.Pedro  c.João   d.Lucas

 

7.O que significa a palavra Epifania?

A.adoração   b.manifestação  c.arrependimento  d.espera

 

8.Quais são as três grandes partes do culto?

A.Invocação, confissão e sermão

b.Preparação, Sermão e Santa Ceia

c.Preparação, Ofício da Palavra e Santa Ceia

d.Invocação, Ofício da Palavra e Santa Ceia.

 

9.Nome do marido da mulher com quem Davi adulterou?

A.Urquias    b.Urias   c.Urineu    d.Uriamam

 

10.Para quem Jesus pediu que cuidasse de sua mãe?

A.Pedro   b.João   c.José seu pai  d.Tiago

 

11.Com que objeto Sansão matou um exército inteiro?

A.Uma lança   b.um punhal   c.Uma queixada de burro  d.Uma queixada de elefante

 

2.Quantas pessoas se salvaram no dilúvio? 

a.6 b.8 c.9 d.10

 

13.Que sinal Deus deixou para que lembrássemos que nunca mais destruiria o mundo com água?  

A.O trovão    b.O raio   c.O Arco Iris    d.As nuvens brancas

 

14.Sem e Cão eram filhos de quem?

A.Abrão   b.Noé  c.Sansão d.Moisés

 

15.Jonas foi enviado por Deus para pregar em que cidade?

A.Nicéa  b.Cesaréia  c.Nínive  d.Níara

 

16.Dentro do grande peixe Jonas se arrependeu e orou a Deus. Durante quantos dias Jonas orou? 

A.2 b.3 c.4 d.5

 

17.Como se chamava o Pai de Davi?

A.Jeftem b.Efraim c.Jessé d.Samuel

 

18.Na história de Davi e Golias, a que povo pertencia Golias?

A.Amorreus  b.Finícios   c.Filisteus   d.Romanos

 

19.Qual o irmão que não deixou matar José?

A.Manassés  b.Rubens  c.Efraim   d.Benjamim

 

20.Qual o filho mais novo de Jacó? 

A.Rubens   b.Manassés   c.Benjamim   d.Efraim

 

21.Jesus comparou Herodes com que animal?

A.Serpente   b.Leão  c.Raposa   d.Urubu

 

22.Na história da conversão de Saulo, quem Deus mandou que fosse falar com Saulo?

A.Pedro    b.Ananias   c.Gamaliel    d.Judas

 

23.Em Damasco na casa de quem Paulo se hospedou?  

A.Ananias    b.Pedro  c. Judas    d.Gamaliel

 

24.No grupo dos apóstolos, quem substituiu a Judas? 

A.Ananias   b.Matias  c.Simeão   d.Gamaliel

 

25.O que era a Sinagoga?

A.Uma escola Pública

b.Igreja dos cristãos do NT

c.Casa de Oração do Judeus

d.Um teatro público

 

26.Na prisão de Jesus, alguém saiu com a orelha cortada, quem?

A.Um professor da lei

b.Um empregado do Grande Sacerdote 

c.Um cidadão que observa a cena

d.Um soldado filisteu

 

Nível C

1.Após discutir e lutar com um soldado Egípcio, Moisés precisou fugir. Para onde ele foi?

A.Betel b.Midiã c.Deserto de Sim  d.Pitom

 

2.O monte Sinai também é conhecido como?

A.Berseba  b.Horebe c.Hebrom d.Tártaro

 

3.Entre as tantas viagens de Paulo, numa cidade ele encontrou vários altares, onde num dizia ao "Deus desconhecido", que cidade era esta?

A.Roma b.Atenas c.Antioquia  d.Pérgamo

 

4.Onde morreu Moisés?

A.Sir  b.Moabe c.Sinai  d.Ur

 

5.Das tribos de Israel uma ficou encarregada dos trabalhos no Templo, qual?

A.De Manassés   b.De Efraim   c.De Levi    d.José

 

6.Qual profeta ungiu Saul como o primeiro rei de Israel?

A.Jeremias  b.Samuel  c.Josué d.Malaquias

 

7.Qual profeta repreendeu a Davi pelo adultério?

A.Samuel  b.Adonias c.Natã d.Erom

 

8.De que material Moisés fez a serpente no deserto?

A.Ouro b.chumbo  c.Bronze  d.Cobre 

 

9.Na transfiguração de Jesus, quais os discípulos que estavam com ele?

A.Pedro, Tiago e Simão   b.Pedro, João e André

c.Pedro, João e Tiago   d.João, Tiago e André 

 

10.Na transfiguração de Jesus quem apareceu junto c/Jesus?

a.Moisés e Jeremias   b.Eliseu e Elias

c.Moisés e Elias    d.Moisés e Eliseu

 

11.Qual era o cargo de Zaqueu?

A.Cobrador de impostos    b.Chefe dos cobradores de impostos

c.Fiscal de vendas     d.Oficial do Rei

 

12.Quem sepultou a Jesus?

a.Pedro    b.Todos os apóstolos

c.José de Arimetéia  d.José e Maria 


RÁPIDA

Pontuação: 10

1 – TRAZER O MAIOR NÚMERO DE CARTÕES TELEFÔNICOS;

2 – TRAZER DINHEIRO (NOTAS OU MOEDAS) DE OUTROS PAÍSES.


COOPERAÇÃO

TORTA NA CARA

Pontuação: 100

Os grupos escolhem dez participantes para competir. A partir de uma marca no chão, ouvem a pergunta e correm. O primeiro que sentar na cadeira responde e estando correto, dá torta na cara do adversário. Se errar leva torta.

Cada participante que terminar a prova sem torta na cara, o grupo recebe 30 pontos extras. Vence o grupo que acertar mais.


Ordenar os segundos nomes:

1 -MATEUS

2 - PEDRO

3 - JETRO

4 - ESTER

5 - DANIEL

6 - JACÓ

7 - JOSUÉ

(  )BELTESSAZAR

(  )REUEL

(  )RADASSA

(  )ISRAEL

(  )OSÉIAS

(  )SIMÃO

(  )LEVI


RESPONDER
1 - Nomes dos pais de Jesus. (José e Maria - Mateus 1: 18-19)

2 - Nome dos 12 apóstolos - dê 1 ponto por nome correto e mais 5 pontos para cada grupo que acertar todos os nomes. (Simão Pedro, André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago, Judas Tadeu, Simão, Judas Iscariotes - Mateus 10: 2-4)

3 - Quem batizou Cristo e onde? (João Batista e o Espiríto Santo na forma de uma pomba / Rio Jordão - Mateus 3: 13)

4 - Cidade onde Jesus morreu? (Jerusalém - Mateus 21)

5 - Quantos discípulos de Jesus eram pescadores? (quatro - Marcos 1: 16-20)

6 - Quem traiu a Jesus? (Judas - Marcos 14: 43-44)

7 - Quem negou a Jesus 3 vezes? (Pedro - Marcos 14: 66-72)

8 - Qual a "Cidade de Davi"? (Belém - Lucas 2:4)

9 - Nome do Jardim onde Jesus fez sua última oração? (Getsêmani - Lucas 22: 39-46)

10 - Quem enviou os sacerdotes e levitas a Jerusalém para saber de João Batista? (Judeus - João 1.9)

11 - Que João Batista respondeu? (Eu sou a voz que chama no deserto - João 1.23)

12 - Qual o primeiro milagre de Jesus? (João 2: 1-12)

13 - Complete a frase de Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade, ...." (.. e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim" - João 14: 6)

14 - Discípulo que duvidou da ressurreição de Jesus (Tomé - João 21 24-25)

15 - Quem primeiro viu Jesus depois da sua ressurreição? (Maria Madalena - João 20:18)

16 - Qual o discípulo que andou sobre as águas com Jesus? (Pedro)

17 - Qual o livro histórico do Novo Testamento? (Atos)

18 - Em que livro fala de um homem que foi arrebatado ao terceiro céu? (II Coríntios 12:2)

19 - Qual o apóstolo escreveu o maior número de cartas / epístolas? (Paulo - 13 no total)

20 - Livro da Bíblia com o menor número de versículos. (II João)

21 - Qual o último livro da Bíblia? (Apocalipse)

22 - Em que parte da Bíblia encontramos histórias de Jesus e acontecimentos após a sua morte e ressurreição? (Novo Testamento)


Perguntas Antigo Testamento

Determine as regras previamente. Pode ou não consultar Bíblias e livros?
Opção 1: Dê a cada grupo uma folha numerada, com espaço para cada pergunta. Leia cada pergunta em voz alta e dê um pequeno tempo para responderem; passe para a pergunta seguinte. Ao final cada grupo escreve o seu nome na folha e passa para outro grupo, que fará a correção. Leia novamente cada pergunta e dê as respostas para que eles corrijam.

Opção 2: Peça a cada grupo para eleger um representante. Dê a cada representante um papel com uma pergunta. Deixe-os voltar ao grupo para responder. Só serão contabilizadas respostas escritas no papel. Convide os representantes a dizerem a resposta, marque pontos para todos que acertarem. Dê um novo papel com a pergunta seguinte.

Opção 3: Providencie uma campainha (ou balões de gás para estourarem) para cada grupo. Leia a pergunta em voz alta, o grupo que primeiro tocar a campainha pode responder e ganha os pontos se acertar. Se errar a pergunta passa para o outro grupo valendo menos pontos.

Opção 4: Através de sorteio determine o grupo que começa primeiro. As perguntas são feitas alternadamente entre os grupos. Se acertar ganha os pontos, se errar, passa-se para o grupo seguinte com outra pergunta. Procure ordenar as perguntas com mesmo grau de dificuldade.

PERGUNTAS:

1 - Que dia Deus criou os animais? (quinto - Gênesis 1: 21-23)

2 - Na Bíblia não diz que Adão e Eva comeram uma maça. Que fruta eles comeram? (Do conhecimento do Bem e do Mal - Gênesis. 2: 16-17)

3 - Nome do homem mais velho da Bíblia? (Matusalém - Gênesis 5:27)

4 - Quem construiu uma arca? (Noé - Gênesis 7: 13-16)

5 - Qual o primeiro pássaro solto após o dilúvio? (Corvo - Gênesis 8: 7-8)

6 - Quem libertou o povo hebreu da escravidão no Egito? (Moisés - Êxodo 3: 10-13)

7 - Quem foi o sucessor de Moisés escolhido por Deus? (Josué - Josué 1: 1-2)

8 - Um homem famoso por sua grande força? (Sansão - Juizes, 15: 14-15)

9 - Qual era a atividade de Davi antes de ser ungido rei de Israel? (Pastor de ovelhas - I Sm. 16:11)

10 - O pequeno Davi que matou o gigante Golias se tornou um grande rei. Qual o nome do seu filho, também um rei? (Salomão - I Reis 1:13)

11 - Em que livro da Bíblia narra que um ferro saiu de um rio flutuando? (II Reis 6:6)

12 - Qual a mulher na Bíblia que criou asa e não voou? (Maaca, mãe de ASA, rei de - I Reis 15:9 e 10)

13 - Onde é encontrada na Bíblia a palavra "bairro"? (II Reis 22)

14 - Onde foi escrita a maior parte do Antigo e também do Novo Testamento? (Palestina)

15 - Como se chama o conjunto dos 5 primeiros livros da Bíblia? (Pentateuco ou Livros de Moisés)

16 - Qual o menor livro do Antigo Testamento? (Obadias)

17 - Livros da Bíblia com nome de mulher (Rute e Ester).


Versículo Embaralhado

Escolha um versículo da Bíblia, quanto mais "desconhecido" mais difícil a tarefa. Escreva este versículo numa folha em branco e recorte as palavras (procure fazer cortes retos e iguais para que o desenho).

Coloque as palavras misturadas num envelope e dê um a cada grupo para que montem o versículo. Decida se irá permitir aos grupos consultar a Bíblia.

O grupo que acabar primeiro ganhará (10 pontos).

Ex.: "alegra-te, mancebo, na tua mocidade e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade e anda pelos caminhos do teu coração... sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo." (Eclesiastes 11:9)

 

Mímica

Determine quantos pontos esta tarefa irá valer.

Cada grupo escolhe um dramatizador e um versículo, sem deixar que os grupos adversários escutem. O dramatizador através de mímicas e gestos (ou o grupo todo, através de cenas mudas) apresenta o versículo escolhido. Ganha ponto o grupo que adivinhar primeiro o versículo que o outro grupo apresentar. Determine antes o tempo disponível para cada grupo apresentar seu versículo. Os dramatizadores devem ser mudados a cada rodada para que mais crianças possam participar.

Outra sugestão é utilizar músicas e corinhos conhecidos do grupo, e colocar seus títulos num papel. Vocês podem determinar antecipadamente se o grupo tentará dramatizar uma parte da música, só com gestos, para que os demais adivinhem, ou se tentarão cantarolar (sem cantar a letra) ou assoviar a música para que os demais adivinhem.